Art Nouveau II

A arquitetura do Art Nouveau era caraterizada por formas de plantas. Havia uma tensão implícita ao longo do trajeto entre o decorativo e o moderno.

Um exemplo dessa arquitetura veio de Louis Sullivan (American, 1856-1924) e George Grant Elmslie (American, 1871-1952), a entrada principal para o Departamento de Schlesinger e Meyer Store (agora Carson Pirie Scott & Co.), Chicago.


Os dois andares inferiores, decorados em ferro forjado, contrastam com a simplicidade dos 12 andares restantes, em que as amplas janelas da fachada se encaixam na estrutura reticulada em aço.

Pretendendo-se como nova arte, o estilo procura ainda rejeitar as formas meramente funcionais envolvidas em todos os objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas.

Outro grande exemplo foi a residencia Tassel (1892 / 93) de Victor Horta, em Bruxelas.
Apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas.

fontes:
www.caiuaficha.com.br/cultura

Postado por: Natalia

2 comentários:

Suelen Barro disse...

No Art Nouveau, compreenderam que com o ferro e o vidro era possível criar formas novas, assim empregou amplamente o ferro em linhas sinuosas.
Tinha clara intenção decorativa nas grades dos corrimãos da escada e no piso.

Ane disse...

Sim, trouxe movimento, grandes vãos, liberdade para criar, abstrar, enriquecer a obra.

Postar um comentário