Em 1919, a economia da Alemanha estava em colapso depois de uma guerra de esmagamento. O arquiteto Walter Gropius foi nomeado para chefiar uma nova instituição que iria ajudar a reconstruir o país e formar uma nova ordem social. Chamado a Bauhaus, a instituição apelou para uma nova "moradia" racional social para os trabalhadores.
A Bauhaus congregou importantes criadores de vanguarda, que fixaram algumas diretrizes estéticas que iriam prevalecer em todo o mundo durante o século XX.
O inglês William Morris procurou restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão. Todavia, o ensino da Bauhaus opunha-se às concepções de Morris, contrárias à revolução tecnológica e à produção em série. Também não agradava a Gropius o estilo art nouveau, devido a seu caráter decorativo e esteticista.
A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem. Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno.
Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.
Seu fechamento definitivo foi em 1933. As possibilidades da vanguarda alemã, com isso, se fecharam também, mas o ensino inovador da Bauhaus já havia se difundido a essa altura nos principais centros de arte. Tal difusão tornou-se ainda maior quando os grandes mestres da escola, devido às perseguições nazistas, passaram a emigrar, principalmente para os Estados Unidos e a Inglaterra.
O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura, e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar.
Foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
Edifícios Bauhaus tem telhados planos, fachadas lisas e formas cúbicas.
As cores são branco, cinza, bege ou preto. Plantas estão em lugares abertos e o mobiliário é funcional.
Desenho racional, o geométrico e o assimétrico substituindo o ornamento. "Na época em que a escola foi fundada, a produção em massa desprezava qualquer preocupação com a funcionalidade." diz o arquiteto Aurelio Martinez Flores.
A Bauhaus de Gropius House em Lincoln, Massachusetts
Arquitetos inspirados no movimento Bauhaus:
- Walter Gropius
- Le Corbusier
- Richard Neutra
- Philip Johnson
- Mies van der Rohe
- Marcel Breuer
Abaixo, um vídeo que mostra a Bauhaus.
A Bauhaus influenciou o jeito de fazer arquitetura ao redor do mundo.
Fontes:
http://architecture.about.com/od/20thcenturytrends/ig/Modern-Architecture/Bauhaus.htm
Postado por: Natalia
2 comentários:
Nem sempre as novas idéias são acompanhadas pela moral.Quando Gropius abriu a escola em Weimar, disse que queria que todos os candidatos pudessem entrar, que não haveria diferença com as mulheres, pois em matéria de trabalho, eram todos Atífices. Mas muitas mulhes se candidataram, mulheres demais na opinião dele. Por isso no fim de um ano começou a afastá-las para certas oficinas. Porque achava que o trabalho em metais e no mobiliário era difícil demais para as mulheres. Por isso mandava-as para as oficinas de cerâmica, encadernação e tecelagem. Logo elas passaram a fazer o que era considerado trabalho feminino.(Fran Fávero)
Uma coisa que acho bastante interessante na Bauhaus é a união que tinham para alcançar o resultado almejado em suas obras, trabalhavam coletivamente com a junção de várias áreas, como artes, música, fotografia e arquitetura.
Acredito que essa união de vários campos do saber que ocorria já naquela época,é muito evidente ainda nos dias de hoje e é na minha opinião muito importante, pois a ajuda de outros profissionais facilita muito, pois assim podemos especializar-se numa área e deixar que outros profissionais mais entendidos em outras áreas possam fazer atividades que não estamos tão preparados para fazer, mas sem nunca deixar é claro de ter conhecimentos em diversos campos, para poder opinar criticamente.
Postado por: Kellyn
Postar um comentário