
Os projetos assumiam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em evolução. Algumas propostas somente seriam realizadas 50 anos depois de concebidas. A tarefa artística prioritária era trabalhar uma forma condensada que expressasse as mudanças sociais com a criação de novas metáforas e símbolos que fossem compreendidos por todos.
Nos projetos, os arquitetos desejavam desenvolver o "maior" para fazer frente a uma nova sociedade, a um novo jogo de lingüístico na expressão artística. Seu impacto acabou por determinar a forma da arquitetura soviética nos anos seguintes.
A arquitetura se fez um importante elemento comunicativo, uma forma de arte e agitação popular. Apesar de muitos projetos não terem saído do papel, incentivaram muito do que foi produzido pela arquitetura na é
poca. Os objetivos mais específicos da arquitetura enquanto veículo de transformação da terra era a regulação das estruturas dos assentamentos humanos, a reconstrução de um estilo de vida e educação melhor para todos os individuos, num papel direto com a sociedade. Seu caráter heróico recorria a formas urbanas tradicionais da arquitetura. Durante os primeiros anos do Estado Soviético, a relação entre a arquitetura e outras expressões artísticas era a de simples equipamento de decoração.

Em várias épocas, sempre que a arquitetura teve a necessidade de se despojar dos estereótipos tradicionais e de buscar novas combinações formais para expressar novas condições sociais e idéias, ocorreu um retorno até a pintura e a escultura, pois estas estavam menos presas por limitações externas e assim, seus sistemas estilísticos evoluíam mais rapidamente que na arquitetura.
+(1).jpg)
Fontes:
http://www.territorios.org/teoria/H_C_construtivismo.html
Postado por: João e Natalia
1 comentários:
Fazer textos mais sintéticos ou entremeá-los com imagens.
Não conhecia outro projeto de torre. Só a Tatlin. A primeira imagem não seria um modelo mais anterior? Pesquisem!
Postar um comentário