Construtivismo Russo

Na história da arte, design gráfico, desenho indústrial e da arquitetura, o Construtivismo foi um movimento estético de renovação artística e arquitetônica, instaurado na Rússia em 1914. Negava a arte pura, assimilava influências da indústria e foi fortemente vinculado a ideais políticos revolucionários.


Os projetos assumiam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em evolução. Algumas propostas somente seriam realizadas 50 anos depois de concebidas. A tarefa artística prioritária era trabalhar uma forma condensada que expressasse as mudanças sociais com a criação de novas metáforas e símbolos que fossem compreendidos por todos.


Nos projetos, os arquitetos desejavam desenvolver o "maior" para fazer frente a uma nova sociedade, a um novo jogo de lingüístico na expressão artística. Seu impacto acabou por determinar a forma da arquitetura soviética nos anos seguintes.

A arquitetura se fez um importante elemento comunicativo, uma forma de arte e agitação popular. Apesar de muitos projetos não terem saído do papel, incentivaram muito do que foi produzido pela arquitetura na época. Os objetivos mais específicos da arquitetura enquanto veículo de transformação da terra era a regulação das estruturas dos assentamentos humanos, a reconstrução de um estilo de vida e educação melhor para todos os individuos, num papel direto com a sociedade. Seu caráter heróico recorria a formas urbanas tradicionais da arquitetura. Durante os primeiros anos do Estado Soviético, a relação entre a arquitetura e outras expressões artísticas era a de simples equipamento de decoração.
Em várias épocas, sempre que a arquitetura teve a necessidade de se despojar dos estereótipos tradicionais e de buscar novas combinações formais para expressar novas condições sociais e idéias, ocorreu um retorno até a pintura e a escultura, pois estas estavam menos presas por limitações externas e assim, seus sistemas estilísticos evoluíam mais rapidamente que na arquitetura.


Monumento a Terceira Internacional: desenhado por Vladimir Tatlin, era símbolo da força revolucionária de uma humanidade emancipada. Realizada em aço e vidro, constituíca por duas potentes espirais que demonstravam todo o potencial expressivo de uma estrutura técnica moderna.












Fontes:


http://www.territorios.org/teoria/H_C_construtivismo.html





Postado por: João e Natalia

1 comentários:

alexandre_matiello disse...

Fazer textos mais sintéticos ou entremeá-los com imagens.

Não conhecia outro projeto de torre. Só a Tatlin. A primeira imagem não seria um modelo mais anterior? Pesquisem!

Postar um comentário