Thomas Jefferson acreditava que o estilo neoclássico era perfeito para a construção da nova União com os seus ideais republicanos. Ele supervisionou o planejamento de Washington, onde construiu muitos edifícios governamentais.
O Capitólio do Estado (esquerda) foi inspirado na Maison Carée (direita). Desenhado por Thomas Jefferson, é o segundo mais antigo dos estados Unidos que ainda funciona.
Jefferson adquiriu uma valorização intensa dos conceitos de arquitetura de Palladio.
Monticello (esquerda) é claramente baseado na Villa Palladio Capra (direita), entretanto, com modificações em um estilo que é descrita hoje como na América colonial georgiano.
A biblioteca da Universidade da Virgínia (esquerda), também de Thomas Jefferson é uma pequena réplica, em madeira e tijolos, do Panteão (direita) erguido em concreto e mármore na Roma antiga.
Sobre o arquiteto:
Thomas Jefferson foi um advogado e político dos Estados Unidos, terceiro presidente deste país (de 1801 a 1809. Alem de estadista, Jefferson foi também filósofo político, revolucionário, proprietário agrícola, arquiteto, arqueólogo, autor de um espírito elucidativo do Iluminismo.
Fontes:
http://www.monografias.com/trabajos15/neoclasicismo/neoclasicismo.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/
Postado por: Natalia
2 comentários:
Igual a Havan!!! hehehehe que pena que temos que ver o quanto da história e da grandeza arquitetônica se perde com o passar do tempo!
Parabéns pessoal! O Blog tá bem bacana.
Esse retorno a modelos arquitetonicos da Antiguidade Clássica, não foi apenas seguido pelos norte-americanos, é observado até nos dias de hoje em qualquer lugar que se vai e indiferente do entorno existente. Esse problema é ainda mais ampliado pela falta de proporção e uso incorreto desses elementos, os quais são em alguns casos, ainda por cima misturados com elementos de outros períodos.
Quanto ao blog vcs estão de parabéns! está muito interessante.
Por: Kellyn
Postar um comentário